Califórnia Rockets



O Houston Rockets (e talvez toda a NBA) tem um rival a ser batido que é bem conhecido e declarado por todos, o Golden State Warriors. Uma das táticas do General Manager, Daryl Morey, é renovar a cara da equipe nos últimos dois anos após o encerramento da “Era Dwight Howard” e criando uma espécie de Califórnia Rockets.


Em uma passagem do famoso livro ‘A Arte da Guerra’, o pensador Sun Tzu (chinês como o mito Zhou Qi) afirma: “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas”. Para se aproximar do adversário, Morey montou um elenco com ligação muito forte com o estado dourado.

Tudo começa com a sua principal estrela, James Harden nasceu em Los Angeles, talvez a cidade mais conhecida da Califórnia e apesar de ter disputado o college em Arizona State ainda mantém relações muito próximas com sua cidade natal.

Um dos pilares do atual Rockets é o ala Trevor Ariza, que apesar de ter nascido em Miami (Flórida), fez grande parte de sua carreira em Los Angeles. Seja no High School (Westchester), College (UCLA) ou mesmo a NBA (duas temporadas e um título com o Lakers).

O mais genuíno beach boy é o ala-pivô Ryan Anderson. Nascido em Sacramento (capital da Califórnia), fez seu high school perto de casa (El Dorado Hill) e o college também em UCLA, assim como Ariza.

Eric Gordon nasceu em Indianapolis e fez sua carreira pré-NBA no estado de Indiana, mas sua ligação com a Califórnia se dá em seu primeiro contato com a liga. O ala-armador foi draftado pelo Los Angeles Clippers na 7ª posição em 2008 e atuou por três temporadas até ser trocado por Chris Paul e parar em New Orleans.

Paul, por sua vez, foi a principal contratação do Rockets para esta temporada vindo de seis temporadas com o Clippers (sendo cinco como All-Star). Apesar de ter uma relação forte com a Carolina do Norte (onde nasceu e jogou high school e college), o armador virou uma espécie de herói da sofrida torcida de Los Angeles nos últimos anos. (A relação de Paul com a cidade pode ser vista com detalhes no documentário Chapter 3, da ESPN).

Outro reforço vindo do Clippers foi o ala camaronês Luc Mbah a Moute. Apesar de ter nascido em Yaoundé, capital do país africano, fez sua carreira nos Estados Unidos, sendo mais um dos jogadores de Houston a atuar por UCLA. Na NBA, antes de LA também foi jogador do Sacramento Kings em 2013/14 e em duas temporadas companheiro de Paul no Staples Center.

Tarik Black, terceiro pivô do elenco, também chegou na offseason e vindo do Los Angeles Lakers, onde passou as duas últimas temporadas e meia. O oitavo elemento é o folclórico amigão da galera, Bobby Brown. O armador nasceu em Los Angeles e também fez o high school em Westchester como Ariza, e o college em California State sem contar as passagem pelo Kings e Clippers na NBA.

Além dos oito supracitados, o ala-armador Briante Weber também tem ligações com a Califórnia pois atuou em sete partidas pelo Warriors na última temporada (além de uma passagem rápida pelo Lakers no training camp).

Portanto, a legião californiana de Houston é composta por NOVE dos 15 jogadores do elenco atual. Apenas os três estrangeiros (Nenê, Zhou Qi e Clint Capela) juntamente com PJ Tucker, Chinanu Onuaku e Troy Williams não tem ligações com o estado.

HISTÓRIA


Vale lembrar que o próprio Rockets é da Califórnia. A franquia foi fundada em 1967 na cidade de San Diego onde disputou as suas primeiras quatro temporadas na NBA. Apenas em 1971 que o time mudou-se para Houston.

Comentários